21 AGO 2018
Curso a FOLHA DE PAGAMENTO E O eSOCIAL

Funcionários do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Pontes Gestal realizam Curso a FOLHA DE PAGAMENTO E O eSOCIAL, Promovido pela Empresa "Fiorilli Software", no dia 17 de agosto em São José do Rio Preto

Considerado como pilares da Gestão dentro das entidades governamentais ou não, o controle de recursos humanos e a folha de pagamento tem participação importante na operacionalização dos objetivos pretendidos.

A troca de informações e conhecimentos no assunto é essencial para conhecer as conceituações, características e peculiaridades atinente aos servidores públicos, com o intuito de auxiliar no dia a dia da Administração, assim como embasamento teórico para a criação de ordenamentos, estruturas, normas e regulamentos para o setor.

Com o advento da Fase III do AUDESP, que passou a exigir dos municípios o envio eletrônico de dados como Atos normativos, Quadro de Pessoal e Quadro Funcional, é necessário que os profissionais do controle de pessoal estejam mais atentos e qualificados quanto a
tempestividade e confiabilidade dos processos e informações sobre a folha de pagamento, em especial à questão organizacional das informações e cadastros existentes.

O curso buscou também sanar as dúvidas sobre o e-social, instituído pelo Decreto nº 8373/2014. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas que é um projeto do Governo Federal que vai unificar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores (como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros), gerido pela CAIXA, INSS, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Receita Federal do Brasil. O prazo para as entidades do governo enviarem suas informações começam somente em janeiro de 2019, mas os setor  responsável pela folha de pagamento do município precisa começar a estruturar seus processos, cadastros e informações de forma a estarem aptos a atenderam a essa nova forma de envio das informações trabalhistas e previdenciárias.

O objetivo do curso foi transmitir conhecimentos pertinentes a área trabalhista, analisando a aplicação das normas legais, instruindo os participantes por meio dos conhecimentos técnicos teóricos, com melhor compreensão relativo ao sistema de Folha de Pagamento e a implementação do e-Social, com o intuito de evitar erros e omissões que, porventura, gerariam dívidas e obrigações trabalhistas, principalmente frente aos julgados e decisões dos Tribunais Superiores.