10 SET 2018
Inauguração do CEMEI Bernardina Wenceslau Cardoso em Pontes Gestal

Foi inaugurada na ultima quinta feira dia 30 de agosto de 2018 a Creche Escola ”Centro De Educação Municipal De Ensino Infantil – CEMEI BERNARDINA WENCESLAU CARDOSO, no município de Pontes Gestal.

Esteve prestigiando a Inauguração Sua Excelência o Senhor João Cury Neto, Secretário Estadual da Educação, Dirigente Regional de Ensino de Votuporanga – Prof. José Aparecido Duran Netto, autoridades do Município, como Prefeito Municipal Natanael Borges dos Santos, 1º Dama do Município e Presidente do Fundo Social - Katiane Mesquita, Vice-Prefeito Esmeraldo Cristiano Carolino, Diretor Municipal de Educação, Prof. Marcelo Violin Chaboli, Diretora do CEMEI –Profª. Elidiane Aparecida Gasparino Paulon. Também estiveram presentes o Ex Prefeito David Batista que iniciou as obras da Creche Escola, Presidente da Câmara, Vereadores entre outras autoridades Municipais e Prefeitos de alguns Municípios vizinhos.

O Programa creche escola objetiva auxiliar os municípios e aumentar o numero de vagas na Educação Infantil, por meio de Convênios firmados com as prefeituras das cidades paulistas.

Já Inaugurado o “CEMEI Bernardina Wenceslau Cardoso”, os presentes foram convidados a visitar as dependências do estabelecimento de ensino que atenderá em torno de 140 alunos.

“A creche escola é capaz de ampliar o repertório de Experiências da Criança. Ela é um universo que promove uma construção da rede de cuidados sobre toda a família. Tem a função de Educar, conduzir e otimizar a criança para que ela possa desenvolver seu próprio ponto de vista e, tão logo, sua autonomia” diz o Diretor Municipal de Educação, Marcelo Violin Chaboli.

Sobre Bernardina Wencwelau Cardoso:

Bernardina Wenceslau Cardoso, nasceu em 25 de junho de 1942,no município de Cosmorama. Filha de José Venceslau da Silveira e Altenísia Mariano da Silveira, uma menina muito educada e dedicada a família. Concluiu o antigo primário em uma escola Rural na fazenda dos avós. Casou-se em 1958, com apenas 16 anos de idade, com Aparecido Alvaro Cardoso, em poucos meses se casaram e vieram morar em Pontes Gestal, Aparecido trabalhava na Olaria e ela também passou a ajudar o marido nesse trabalho. Tornou-se Mãe aos 18 anos de idade, sua primeira filha Sueli atualmente reside em Votuporanga, seu segundo filho  Sidney e terceiro Sidnilson até hoje moram em Pontes Gestal. Uma dona de casa dedicada ao marido e filhos ficou viúva prematuramente em janeiro de 1973 com apenas 30 anos. Com 3 filhos pequenos  aquela pessoa dedicada apenas a família e ao lar precisou ir a luta para conseguir a sobrevivência dos filhos. Em 1974 conseguiu um trabalho como merendeira na EE CEL PONTES GESTAL, abraçou esse trabalho com muito carinhose tornando funcionária dedicada ao trabalho, aos colegas e principalmente as crianças . Mesmo tendo muito pouco sempre se preocupou com os menos desfavorecidos, estava sempre pronta para ajudar quem dela precisasse em todos imprevistos que surgissem, muitas vezes deixava de fazer coisas pessoais para ajudar os outros.

Em 1983  casou-se com o Sr. Frederico Pontes Gestal, que se tornou Vice prefeito de Pontes Gestal entre os anos de 1989 á 1992. Nesse período dona Bernardina se tornou vice presidente da Creche. Em 1994 ficou viúva pela segunda vez.  Faleceu em dia 02 de maio 1996. Ótima mãe e excelente avó deixou 5 netos (Eduardo,Sidney, Sidnilson, Flávia e Gabriel. Deixou como legado, a força a coragem e o amor. Sua marca permaneceu no meio de nós e sua história está se perpetuando agora que recebe essa homenagem da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Educação de Pontes Gestal.

10/09/2018
Inauguração do CEMEI Bernardina Wenceslau Cardoso em Pontes Gestal