15/04/2019 às 11:28:00
Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2019

Começa nesta quarta-feira (10), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

MITOS E VERDADES

Conheça alguns mitos e verdades sobre a Influenza

- Uma das formas de prevenção contra a influenza é a vacinação?
Verdade
. A vacinação é uma das melhores formas de prevenção contra a Influenza. E você pode levar esse cuidado para seus funcionários, garantindo mais disposição e menos faltas com a Campanha de Vacinação do Sesi.

- Os efeitos colaterais da vacina são muito fortes?
Mito
. As reações costumam ser leves e desaparecem em até 48h. Ou seja: não tem motivo para não levar a campanha de vacinação do Sesi para sua empresa.

- A vacina pode causar gripe?
Mito
. A vacina usa vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença. É importante destacar que a vacina é segura e tem a função de prevenir.

- Pessoas resfriadas podem tomar a vacina contra a gripe.
Verdade
. Se o resfriado for leve, não tem problema. Mas se houver febre aguda, é melhor esperar o quadro melhorar.

- Gripe é a mesma coisa que resfriado.
Mito.
Gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, mas que partilham vários sintomas em comum. A gripe provoca febre e compromete o estado geral do indivíduo. O resfriado é provocado por outros vírus que causam menor impacto na saúde.

- Mulheres grávidas e que amamentam devem tomar a vacina.
Verdade
. Exceto as gestantes que ainda não completaram 3 meses de gravidez, salvo sob indicação médica.

- A vacina ofertada pelo Sesi protege somente do vírus H1N1.
Mito
. A vacina da H1N1 também protege contra outros vírus da gripe.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.