26 JUL 2019
PROJETO DE PSIQUIATRIA “ HORTA TERAPÊUTICA” – ESF PONTES GESTAL

O Projeto Psiquiatria “ HORTA TERAPÊUTICA”  foi implantado no município em junho de 2019 e é executado no ESF (Estratégia Saude da Família), onde foi montada uma horta, em benefício a saúde mental , diabéticos e hipertensos, para pacientes de grau leve e moderado. A iniciativa tem como objetivo proporcionar integração social, incentivar a alimentação saudável, além de ser um método de tratamento não medicamentoso, visando a melhorar os aspectos físicos, biológicos, psicológicos e sociais dos usuários.

O Projeto já demonstra um grande avanço na saúde dos usuários, Para quem convive diariamente com os pacientes, o efeito benéfico da horta terapêutica é notório, sendo assim, a equipe responsável em parceria com a Prefeitura Municipal  já projeta aumentar o espaço de cultivo, para que mais pessoas possam participar do projeto.

Vários tipos de sementes foram adquiridas pela Prefeitura municipal dentre elas, rúcula, rabanete, agrião, pimenta, entre outras, e doados  para que o projeto continue  em andamento.  A população também está participando, fazendo suas doações de sementes e mudas.

Durante a execução do mesmo, é feio o acompanhamento dos pacientes, e em 2022 que está previsto o final do Projeto será realizada uma avaliação onde serão constatados os avanços e os aspectos benéficos que mais impactaram na saúde  dos beneficiários.

“Cuidar, sim. Excluir não.” Este foi o tema do dia mundial da saúde em 2001, que demonstrou em poucas palavras que nada justifica a exclusão na comunidade dos pacientes portadores de transtornos mentais.  A inclusão das ações de saúde mental como prática das equipes de saúde da família reforça não apenas os princípios do SUS, mas contribui para a consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira. É relevante, a manutenção do portador do transtorno, evitando ao máximo as internações; preservando os vínculos com familiares e social.

26/07/2019
PROJETO DE PSIQUIATRIA “ HORTA TERAPÊUTICA” – ESF PONTES GESTAL