16 SET 2021
Prefeitura abre cadastro para seleção de Família Acolhedora em Pontes Gestal
A Prefeitura de Pontes Gestal iniciou nesta semana os cadastros para a seleção do Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade de Famílias Acolhedoras para Crianças e Adolescentes.
O “Famílias Acolhedoras” é um serviço de acolhimento promovido pela prefeitura municipal de Pontes Gestal com acompanhamento da Assistência Social do município. É uma política pública que visa garantir os direitos de crianças e adolescentes previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Garantir a proteção das crianças e dos adolescentes é dever do Estado, da família, mas também de toda a sociedade. Assim, o programa é uma maneira de contribuir para a efetivação de direitos e garantir um lar para quem precisa.
No Programa, a criança e o adolescente são protegidos e cuidados em uma casa de família, enquanto se desenrola o processo judicial e a equipe técnica realiza as devidas intervenções com o intuito de reestabelecimento de guarda deles.
O Programa tem vários aspectos diferenciados, como a atenção individualizada, a vivência numa rotina saudável de família e a presença de figuras de referência mais sólidas.
As famílias interessadas devem possuir algumas características como a disponibilidade afetiva e emocional, rotina familiar, espaço e condições gerais da residência, e aptidão para o cuidado com crianças e adolescentes, entre outras.
Para o bem-estar da criança e do adolescente, a família acolhedora recebe um subsídio de um salário mínimo que deve ser investido nas necessidades das/dos acolhidas/os.
Para participar do Programa, alguns dos requisitos são:
– Morar a dois anos ou mais em Pontes Gestal;
– Ser maior de 21 anos;
– Não ter antecedentes criminais;
– Não envolvimento de nenhum membro da família com dependência química;
– Atestado de saúde física e mental;
Para mais informações procure a Prefeitura Municipal de Pontes Gestal.