10/11/2017 às 14:54:00
› 15 de Novembro - Proclamação da República

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, e se tornou feriado nacional.

Apesar do Brasil ter se tornado independente, era ainda dominado pelo governo do império português. O ato da Proclamação da República pôs fim à soberania do imperador Dom Pedro II, ocorrendo na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil.

Liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, um grupo de militares do exército brasileiro destituiu o imperador e assumiu o poder do país. Instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano.

Vários fatores levaram o Brasil a se tornar um país republicano. Os progressistas da época criticavam a ausência de iniciativas de desenvolvimento econômico, político ou social. Além da falta de manutenção de um regime político de castas e voto censitário, com base na renda anual das pessoas. O Brasil ainda possuía altos índices de analfabetismo e miséria em relação a todos os demais países do continente, que eram republicanos.

Acreditava-se que, com o regime republicano em vigor, haveria maior desenvolvimento social, político e econômico. A Proclamação da República é um marco para o país, se tornando um dos feriados mais importantes para a história do Brasil, e comemorado com desfiles cívicos e homenagens em todo país.

© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.