A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana o Arrastão contra a Dengue, uma grande mobilização que reúne agentes de saúde e de endemias em uma força-tarefa pelas ruas da cidade. A ação seguirá até a próxima semana e tem como principal objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante o arrastão, as equipes estarão percorrendo bairros, vistoriando terrenos baldios, praças e residências, orientando os moradores sobre a forma correta de prevenir o acúmulo de água parada — principal fator para a reprodução do mosquito. Além da vistoria, os agentes também farão a remoção de materiais inservíveis, como pneus, garrafas, latas e recipientes que possam servir de criadouro.
Segundo a coordenação da Vigilância em Saúde, o trabalho é essencial neste período, quando as altas temperaturas e as chuvas ocasionais favorecem o aumento dos focos do mosquito.
“O arrastão é uma ação coletiva e preventiva. A colaboração da população é fundamental para que possamos quebrar o ciclo de reprodução do Aedes aegypti e evitar novos casos de dengue na cidade”, destacou o coordenador de Endemias.
A dengue continua sendo uma das principais preocupações de saúde pública no Brasil. O mosquito transmissor se reproduz em água limpa e parada, e um simples descuido pode resultar em dezenas de novos criadouros.
Por isso, a participação da comunidade é indispensável. Cada morador deve verificar regularmente seu quintal, caixas d’água, calhas e vasos de plantas, além de descartar corretamente materiais que acumulam água.
Mantenha caixas d’água e tonéis bem tampados;
Limpe calhas e ralos com frequência;
Guarde garrafas e baldes com a boca para baixo;
Evite o acúmulo de lixo e entulho;
Deixe os agentes de saúde entrarem em sua residência para a vistoria.
A Secretaria de Saúde reforça que o combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos. O sucesso do arrastão depende da união entre poder público e população, para garantir uma cidade mais limpa e livre da dengue.