Secretarias / Departamentos
Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico, Habitação, Agricultura, Comércio e Industria
Raquel Carolaine Guedes
Funcionamento: 07:30 às 11:30 / 13:00 às 17:00
Avaliar Informação

Raquel Carolaine Guedes possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2018) e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Seu currículo está disponível no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/6714311043102964

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Habitação, Agricultura, Comércio e Industria, tem por finalidade planejar e implementar políticas para o desenvolvimento econômico da agricultura, comércio e indústria, com as seguintes atribuições:

I – O apoio as atividades da agricultura, comercio e indústria;
II – Estabelecer uma política de desenvolvimento da agricultura, do comercio e da
indústria, e de outros serviços, dando ênfase ao apoio a microempresa e empresa de pequeno porte;
III - realizar em parceria com outros órgãos municipais programas e projetos visando a diversificação produtiva na área da agricultura, do comercio e indústria visando a geração de emprego e renda;
IV - Aperfeiçoar e ampliar as relações do município com empresários, entidades públicas
e privadas, em nível local, nacional e internacional;
V - Dar apoio à comunidade empresarial e estimular o desenvolvimento econômico
urbano e rural;
VI – Planejar, programar e implantar políticas para o crescimento da agricultura,
comércio, indústria e serviços e estabelecendo outras parcerias que priorizem a vocação local bem como a adoção de medidas que representem estímulos e incentivos à iniciativa privada;
VII - atender empreendedores, empresas, trabalhadores, contadores, estudantes, entidades de classe, sindicatos, escolas, universidades, institutos de pesquisa e a população em geral e ter ainda, como propósito, a criação de políticas públicas que possam garantir a sustentabilidade da relação capital-trabalho, alinhadas as novas tecnologias e demandas do mundo corporativo, bem como desenvolver projetos de capacitação e inclusão no mercado de trabalho, promovendo geração de emprego e renda;
VIII – planejar, coordenar e implantar a política municipal de desenvolvimento cientifico e tecnológico sob a supervisão da autoridade competente.

Texto previsto na Lei Complementar n° 66, de 09 de Setembro de 2021
Formulários
Formulários Vinculados
Audiência Pública - LOA
Para que o poder público possa desempenhar suas funções com critério, é necessário que haja um planejamento orçamentário consistente, que estabeleça com clareza as prioridades da gestão. É para esse fim que a própria Constituição Federal de 1988 introduziu um modelo orçamentário para a gestão do dinheiro público no Brasil (veja o artigo 165). O modelo consiste basicamente de três documentos, PPA, LDO e LOA. É o orçamento anual propriamente dito. Prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais. Todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA. Você encontrará na LOA a estimativa da receita e a fixação das despesas do governo. É dividida por temas, como saúde, educação, e transporte. Prevê também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados.(BLUME, 2016, p. 1).
Por isso é fundamental sua opinião, sua ideia, suas contribuições, dando sua opinião quanto a que e onde investir ou não investir na Administração Municipal de Pontes Gestal.
Atenção: O período de cadastro deste formulário expirou.
Audiência Pública - LDO E PPA
Para que o poder público possa desempenhar suas funções com critério, é necessário que haja um planejamento orçamentário consistente, que estabeleça com clareza as prioridades da gestão. É para esse fim que a própria Constituição Federal de 1988 introduziu um modelo orçamentário para a gestão do dinheiro público no Brasil (veja o artigo 165). O modelo consiste basicamente de três documentos, PPA, LDO e LOA. O PPA é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos. Expressa a visão estratégica da gestão pública, já a LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)  estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Para isso, fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar; traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas; indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos. .(BLUME, 2016, p. 1).
Atenção: O período de cadastro deste formulário expirou.
Enquetes Vinculadas
Início: 01/08/2022 às 10:47
Encerramento: 18/08/2022 às 23:59
Deixe aqui sugestões de investimentos que você acredita que a Prefeitura deva incluir na LOA 2023
Infraestrutura da Saúde
Formação dos Profissionais da Educação
Eventos Culturais
Urbanização da Cidade
Reforma do Almoxarifado
Iluminação em Led da Cidade
Renovação da Frota da Saúde
Renovação da Frota da Educação
Campeonato Esportivos
Eventos de Conscientização
Investimentos Agrícolas, em especial nas estradas
Maior investimento em equipamentos para à Saúde
Investimentos de natureza educacional (bolsas)
Investimentos de natureza assistencial
Início: 22/02/2022 às 11:04
Encerramento: 25/02/2022 às 12:05
Você é a favor da liberação da área de lazer da Cachoeira no período de Carnaval?
SIM
NÃO
Início: 30/01/2022 às 23:02
Encerramento: 27/02/2022 às 23:59