Pontes Gestal e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
Refere-se ao monitoramento da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, realizada através de Monitoramento da Aprendizagem e Resultados Educacionais, por meio de acompanhamento das atas de conselho de classe/ano/série encaminhadas pelas instituições educacionais, adesão, organização e aplicação de avalições internas e externas aos estudantes da rede municipal e cujos desempenhos geram os índices educacionais Exemplos de avaliações são o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) - avaliação externa, aplicada pelo Governo Federal e SAREM (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar Municipal) - Interna, aplicada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
As formas de acesso são presencial e por telefone.
Documentação
Adesão do município para participação das avaliações e planilhas sobre o rendimento escolar através das avaliações aplicadas.
Custos
Nenhum.
Etapas do Serviço
Adesão junto ao Ministério da Educação – MEC do governo federal com aplicação das provas de 2 em 2 anos e elaboração de provas pela coordenação pedagógica para aplicação semestral de cada ano letivo.
Requisitos
Para a aplicação da prova do SAEB – IDEB alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental e para a aplicação da prova do SAREM alunos dos 2ºs aos 5ºs anos do Ensino Fundamental.
Justificativa
A aplicação das avaliações são para realização de diagnósticos do rendimento escolar dos alunos contribuindo para análise das estratégias que devem ser utilizadas para melhoria da qualidade da educação municipal.
Prazo para Atendimento
No ano letivo de 2019 e duas vezes em cada ano letivo.
Prioridades de Atendimento
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental para aplicação do SAEB/IDEB e alunos do 2º ao 5º ano para aplicação do SAREM.
Forma de Acompanhamento
Após os resultados das provas a gestão escolar juntamente com os docentes faz o diagnóstico de cada aluno em relação ao ensino-aprendizagem e estudam novas estratégias e metodologias para que o aluno chegue ao desempenho esperado e ideal.